O romance Ensaio Sobre a Cegueira, escrito por José Saramago, em 1995, trata de uma epidemia de cegueira que atinge, subitamente, uma cidade. Isso provoca um caos, uma vez que a cegueira era contagiosa e, por isso, decide-se isolar aqueles que a contraíram para que sobrevivam à própria sorte. É interessante ressaltar que as personagens do livro não recebem nomes, mas são identificadas através de características.
Ainda não tive a oportunidade de ler tal obra, mas estou muito curiosa e já a coloquei na minha lista para o mês de dezembro! Porém, mesmo assim, já lhes recomendo a leitura, uma vez que todos que a leram elogiaram-na e, claro, foi escrita pelo único escritor da língua portuguesa a ganhar um prêmio Nobel de literatura.
Segue aqui um comentário de Saramago sobre a obra: “Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é necessário termos coragem para o reconhecer”.
http://www.vogaisecompanhia.pt/ensaio-sobre-a-cegueira/
Além disso, foi feito um filme baseado no enredo de Ensaio Sobre a Cegueira, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e com um ótimo elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, entre outros.
Tampouco assiti ao filme, pois quero ler a obra primeiro, mas acredito que valha a pena! Segue abaixo o trailer: