São Paulo pelos olhos de quem não vê

A reportagem escrita por Lucas de Abreu Maia, jornalista cego desde a infância, relata como os deficientes visuais estabelecem relações com a cidade de São Paulo, cada um de um jeito diferente e único. São Paulo pelos olhos de quem não vê abre uma porta para entendermos (mesmo que parcialmente) como funciona o universo das pessoas com deficiência visual.

“Desvendar a alma de uma cidade se você não pode vê-la é um exercício de abstração.” Segundo a reportagem, estabelecer uma relação com a cidade que você mora se você não consegue ver todo o seu entorno pode ser difícil, mas permite que você crie uma relação única com ela. É por meio do cheiro do mato, do lixo, da gente que você começa a conhecer a cidade. Por meio dos sons dos carros buzinando, das pessoas falando e caminhando na rua. É por meio das descrições de outras pessoas.

O repórter, em busca de outras histórias de moradores da cidade de São Paulo, encontrou personagens que impressionariam qualquer um: uma fashionista cega que vê na moda um jeito de se afirmar no mundo e um mecânico que, guiado pelo sons do carro e das ferramentas, é o melhor funcionário da oficina. Esses relatos pessoais conseguem desmentir a “crença” de que a deficiência visual impede que a pessoa tenha uma vida nos limites do chamado normal.

Ainda é ressaltado que as inovações tecnológicas contribuíram para facilitar a vida dessas pessoas. À utilização de apps instalados em seus celulares permite que elas se locomovam mais facilmente pelo espaço, usando o Google Maps, ou que elas saibam o que está ao redor delas, usando o BlindSquare.

Recentemente, tivemos o privilégio de fazer uma entrevista com Lucas de Abreu. Apesar de estar atualmente morando na Califórnia, o repórter cedeu parte de seu tempo para realizar uma conversa por Skype conosco. Contou como a cidade de São Paulo consegue se relacionar com o cego e, principalmente, quais os melhoramentos que deveriam ser feitos. Mesmo que tenha pontos positivos, nossa cidade ainda tem muito a melhorar.

– Lorena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s