Acessibilidade no Sistema IOS

A apple programou em seu sistema uma aba direcionada a pessoa com deficiência física, com o intuito de que elas possam usar o dispositivo sem nenhuma restrição ou dificuldade. Esses recursos podem ser encontrados na aba de acessibilidade, dentro do “ajustes”.

Ao abrir essa aba temos a opção de abrir o voice over, que possibilita que o próprio celular ou tablet leia para o usuário tudo que apareça na tela, podendo ler mensagens, posts de qualquer rede social, contatos e entre outros, facilitando, por exemplo, o uso do dispositivo por alguém com deficiência visual.

Além dos recursos disponibilizados pelo sistema IOS, existem também aplicativos que foram criados para atingir esse público, como por exemplo TapTapSee. Ele funciona de maneira parecida com o voice over, mas ao invés de auxiliar o uso do dispositivo, auxilia o cego a interagir com o mundo. Esse aplicativo funciona a partir de fotos que são interpretadas pelo sistema e em seguida informadas ao usuário pelo sistema do aplicativo. Por exemplo, uma pessoa com deficiência visual que vai fazer compras, fotografa os produtos, e o próprio celular lê para ele qual produto é.

Inovações como essas são muito bem vindas no nosso cotidiano se pararmos para pensar que a acessibilidade de deficientes é algo debatido com mais importância apenas no século XXI e que muitas pessoas já sofreram por essa falta de direitos pré determinada.

A importância desse tipo de assistência foi destacada também pela deputada federal Mara Gabrilli, em uma entrevista que fizemos com ela:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s