Documentário “Som dos Sinos”

Na última quinta-feira, 10 de agosto, em nossa escola, tivemos a oportunidade de assistir ao documentário Som dos Sinos, dirigido e produzido por Márcia Mansur e Marina Thomé, com direito a uma conversa com elas após a sessão!

O longa-metragem trata da cultura por trás do badalar dos sinos das igrejas em nove cidades históricas de Minas Gerais: Mariana, São João Del-Rei, Ouro Preto, Catas Altas, Congonhas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes. Recentemente, esses toques dos sinos foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônios históricos, o que incentivou a dupla a realizar o documentário. Além de abordar os diversos sons representativos de acontecimentos como partos, mortes, missas, incêndios e horários sacros, o filme também contém entrevistas com moradores da cidade e, principalmente, com sineiros, aqueles que trabalham badalando os sinos. Não obstante, há cenas em que são apresentados costumes religiosos e festas locais!

Link da imagem

Apesar de, a princípio, tratar de um tema tão distante de nossa realidade sobre o qual não sabíamos praticamente nada, o documentário conseguiu cativar nossa atenção ao mostrar uma cultura típica do nosso país. É importante ressaltar que a imagem do longa-metragem era de alta qualidade, com ângulos de filmagem extremamente peculiares que realmente dão um toque especial!

Através da conversa com as produtoras do Som dos Sinos e da visualização deste, conseguimos perceber que nosso mini documentário pode ter um formato menos rígido e, ainda assim, transmitir a mensagem que desejamos. Também tivemos algumas ideias quanto aos ângulos de filmagem, sons de fundo e diversidade das entrevistas, as quais esperamos conseguir aplicar! Além disso, foi muito incentivador saber que uma produção desta magnitude foi filmada por uma equipe de apenas três integrantes, com uma quantidade de equipamentos reduzida para caber nas torres dos sinos!

Dessa forma, recomendamos o documentário Som dos Sinos, não só pelo seu conteúdo, mas também por sua produção! Para instigar o interesse de vocês nesse filme, segue abaixo o link de seu site e seu trailer:

Site Som dos Sinos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s