“Extraordinário” – R. J. Palacio

 Por uma coincidência inexplicável, no meu último aniversário, ganhei, de uma amiga minha que ainda não sabia sobre nosso projeto do Móbile na Metrópole, o livro Extraordinário, o qual conta a história de um menino com deficiência durante seu primeiro ano em uma escola.

 Demorei um pouco para conseguir tempo e começar a ler o livro, mas, assim que comecei, percebi que sua leitura é bem fácil e intrigante, o que fez com que eu o terminasse com rapidez.

 Achei muito interessante a forma como a narrativa é contada, uma vez que, a princípio, temos um narrador protagonista, porém ele deixa de cumprir este papel em determinadas partes da história, em que outros personagens passas a narrá-la de acordo com suas visões pessoais. Por meio desse recurso, R. J. Palacio, autora da obra, permite que os leitores vejam a realidade individual não só de August Pullman, o protagonista, mas também de seus amigos ou familiares, sendo que cada um lida de um jeito diferente com a síndrome do garoto.

 Para explicar um pouco mais o enredo, nada melhor do que o resumo presente na orelha do próprio livro, no meu caso, da editora Intrínseca: “August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.”

Além de ser uma ótima leitura, Extraordinário permite que nos aproximemos um pouco da realidade vivida por Auggie e, ao mesmo tempo, perguntemos a nós mesmos com qual personagem nos parecemos mais, isto é, como reagiríamos diante de um menino como ele e, feito isso, podemos pensar se gostamos ou não de nos parecer com tal personagem e, consequentemente, se devemos mudar nossa atitude ou não. Por isso, recomendo fortemente este livro e espero que vocês gostem!

Aqui segue uma foto que tirei da edição que tenho do livro:

Giovana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s