Como o MNM proporcionou reflexões sobre nosso tema

Oi, pessoal! Como vocês já sabem, fizemos uma viagem a São Paulo, na qual tivemos contato com realidades diferentes da nossa (se vocês não sabem, vejam os posts anteriores rs). Apesar de que, a princípio, os roteiros não tinham uma relação aparente com o nosso tema, nós presenciamos situações que nos fizeram repensar a vida de um deficiente na cidade de São Paulo.

Os lugares visitados não nos ajudaram tanto a refletir sobre acessibilidade, mas sim o percurso até eles, seja caminhando ou utilizando transporte público. Enfrentamos momentos em que vimos ou imaginamos a dificuldade que deficientes enfrentariam e possíveis mecanismos de auxílio disponíveis para eles. Por exemplo, calçadas com pisos táteis, pessoas que auxiliam no metrô, portas e assentos dedicados a deficientes, elevadores nas principais estações de metrô etc.

Entre os exemplos citados, um momento que nos marcou muito foi uma ocasião na qual um deficiente visual estava descendo de um vagão, em uma estação de metrô, e um funcionário da companhia já o esperava em frente à porta. Ou seja, logo que a pessoa desceu do trem, ela já recebeu auxílio e pôde continuar seu trajeto de forma mais tranquila. Além disso, em algumas situações, como no horário de pico do metrô, mesmo não tendo visto deficiente algum, nós pensamos como seria difícil para eles se movimentarem naquele espaço, uma vez que, em meio a um ambiente tão lotado, até nós estávamos enfrentando dificuldades.

Com isso, vimos que o auxílio dado é maior do que imaginávamos, mas, talvez, ainda não seja suficiente. Para solucionar essa dúvida, precisaremos entrevistar pessoas com algum tipo de deficiência, as quais saberão nos dizer, segundo suas experiências pessoais, como a cidade de São Paulo as recebe.

Aqui seguem algumas fotos de detalhes, relacionados ao nosso tema, que chamaram a nossa atenção durante a viagem:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s