Associação Fernanda Bianchini

e080a3_619c6082fb434ba49571af5b279d6693~mv2.jpg

Sexta- feira passada, estávamos sentadas no banco do Uber quando, enquanto conversávamos e olhávamos pela janela os arredores da Vila Mariana, uma fachada em especial nos chamou a atenção. Não sei quem viu primeiro, mas o prédio com os dizeres Cia de Ballet de Cegos não passou despercebido. Anotamos o nome do local. Hoje, jogamos a frase no Google, e o site da companhia foi o primeiro a aparecer.

A Associação Fernanda Bianchini Cia Ballet de Cegos (AFB) iniciou-se em 1995 como um projeto da bailarina Fernanda Coneglian Bianchini Saad, quando começou a ensinar passos de ballet no Instituto de Cegos Padre Chico. A partir daí,  a profissional desenvolveu um novo tipo de método, que usa predominantemente a “sensibilidade artística”, para lecionar suas dez alunas e criar a companhia. Atualmente, a instituição atende entorno de 200 alunos, sendo que a maioria são deficientes visuais. Além disso, está desenvolvendo aulas de ballet clássico para cadeirantes. A companhia colabora na inclusão social ao oferecer, além do ballet, aulas de sapateado, teatro, expressão corporal e diversas outras danças. Os profissionais já se apresentaram no exterior inúmeras vezes em países como Argentina, Inglaterra e Alemanha.

Em 2015, a fundadora deu uma entrevista para a Globo: Associação Fernanda Bianchini ensina cegos a dançar ballet, onde contou suas inspirações para a criação da única companhia de ballet para cegos do mundo. Vale a pena dar uma conferida!

Lorena e Giovana

Anúncios

Um comentário em “Associação Fernanda Bianchini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s